A manutenção corretiva é a manutenção realizada após falha/pane, sendo realizada para recolocar um item em condições de executar uma requerida função como descrito na NBR-5462. Visando com isso, o restabelecimento do correto funcionamento do equipamento em específico.
Este tipo de manutenção objetiva corrigir algo no determinado equipamento, utilizando um conjunto de procedimentos que visam corrigir, restaurar e recuperar o equipamento que tenham sofrido alteração em seu funcionamento. Para que ele possa cumprir o seu papel dentro das específicas funções e finalidades para que foi desenvolvido e definido no seu projeto.
Procedimentos corretivos são os de maior custo. Isso se dá por fatores como o elevado tempo de paralisação do equipamento, o alto custo de estoques de peças sobressalentes e a baixa disponibilidade de produção. São presentes em todas as áreas, porém um plano de manutenção preventiva robusto é ideal para diminuir as ocorrências de manutenções corretivas, visando um maior aproveitamento, utilização sem interrupções dos equipamentos e diminuição de custos com situações corretivas que possam ser evitadas.