Engenharia Clínica
Gerenciamento e garantia da qualidade das tecnologias em saúde.
Benéficos para os pacientes, funcionários e gestores na área da saúde.
Saiba mais sobre a Engenharia Clínica
O que é ?
A Engenharia Clínica atua no gerenciamento e garantia de qualidade das tecnologias em saúde. Utilizando de técnicas de gestão para auxiliar as instituições de saúde na tomada de decisões relacionadas ao universo tecnológico no âmbito dos equipamentos médico-hospitalares, e por consequência na harmonia entre profissionais da saúde.
Em parceira com a administração da instituição de saúde participa de todas as fases multidisciplinares do processo de aquisição de novas tecnologias, sendo o responsável pelo seu recebimento, manutenção, testes de aceitação (verificação) e treinamento de funcionários, além de participar das comissões para padronização de materiais médicos. A fim de prover máximo retorno sobre o investimento realizado e manter virtuosa a relação entre instituição e mercado de saúde, vigilância sanitária e organismos de acreditação da qualidade hospitalar.
Visão geral dos pontos fortes
Pontos fortes
A Engenharia Clínica assume a responsabilidade pelo planejamento, definição e execução de programas de manutenção. Isso inclui a administração de riscos, melhorias da qualidade dos serviços e otimização da produtividade dos equipamentos e colaboradores, através da difusão de informações em uma linguagem mais acessível, sem perder, contudo, a referência técnica.
Equipe Multidisciplinar
Software de Gestão
Adequação as Normas
Treinamentos e Capacitações
Gestão de Contratos
Planejamento e Execução
gestão das tecnologias de saúde
atuações dentro das instituições
A RD Hospitalar reforça a importância da implantação da engenharia clínica, não só como um investimento, mas com o oferecimento de ganhos reais nas diminuições dos riscos aos pacientes e de erros médicos.
Dentre os outros benefícios temos a melhoria na saúde e segurança do trabalho, objetivando condições ainda melhores para todo o corpo clínico.
Tendo ainda a atuação do Engenheiro Clinico e suas atribuições conforme a Resolução Nº 218, de Junho de 1973 (que discrimina as atividades das diferentes modalidades dos profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia). Como fundamenta o CONFEA/CREA, no qual profissional deve estar devidamente reconhecido.
Soluções em Engenharia Clínica
Tem como objetivo estratégico das instituições a inclusão e conservação dos equipamentos, incorporação de novas tecnologias e o gerenciamento pessoal, além da realização destas outras soluções:
- Levantamento dos equipamentos do parque tecnológico.
- Elaboração dos planos de manutenção dos equipamentos.
- Gerenciamento de riscos, e seus indicadores.
- Informatização dos processos utilizando softwares de gestão.
- Medidas de controle e segurança dos ambientes hospitalares e clínicas.
- Análise de resultados dos relatórios e dashboards.
- Adequação a normas, processos e projetos.